quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Google completa 20 anos

Nesta quinta-feira, 27, o Google comemora o seu aniversário de 20 anos. O blog oficial da empresa está repleto de artigos especiais sobre a data, o Doodle na página inicial do buscador está em festa e boa parte da imprensa também comemora. Mas 27 de setembro é mesmo o aniversário do Google?

A origem do Google remonta, na verdade, a 1996, quando Larry Page e Sergey Brin, ainda estudantes na Universidade de Stanford, começaram a projetar, como uma pesquisa acadêmica, o que viria a ser o serviço capaz de indexar páginas da web.


O domínio google.com foi registrado em 15 de setembro de 1997 - ou seja, 21 anos atrás. Mas a empresa Google Inc. foi fundada no dia 4 de setembro de 1998, com endereço na garagem de Susan Wojcicki (hoje CEO do YouTube) em Menlo Park, na Califórnia.

O Google comemorou aniversário em 27 de setembro pela primeira vez em 2002, quando completou quatro anos de história, sem qualquer contexto. E, por algum motivo, essa foi a data que "ficou" após algumas tentativas de festa em dias diferentes.

Em 2003, o Google comemorou cinco anos de idade com um Doodle especial que entrou no ar em 8 de setembro. No ano seguinte, o Doodle de aniversário foi usado em 7 de setembro. Em 2005, a comemoração foi no dia 26 de setembro e desde 2006 a data escolhida tem sido 27 de setembro.

Nenhuma dessas datas parece ter qualquer coisa a ver com as datas em que o Google foi fundado ou em que o domínio foi registrado. E a própria empresa amdite que 27 de setembro foi uma data escolhida meio que aleatoriamente e sem motivo claro.

"A data exata da fundação da nossa empresa é discutível, mesmo para aqueles que estão no negócio de fornecer respostas", escreveu Emily Wood, editora-chefe do The Keyword, o blog oficial da empresa, num artigo comemorando os 20 anos do Google. "Nós não temos todas as respostas ainda, mas você nos conhece: nunca vamos parar de buscar."

0 comentários:

Postar um comentário